quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encontro emocionante na Plaza de Mayo



Na Argentina, a Caravana da Integração contou com o apoio do Itamaraty para agendar compromissos com várias instituições. Essa parceria possibilitou que os estudantes fossem recebidos em muitos locais, entre eles a Asociación de las Madres de la Plaza de Mayo.



O encontro com as senhoras e senhores da organização foi inesquecível. Alguns caravaneiros colocaram a reunião como a melhor de toda a viagem, até agora. Os membros da associação deram uma verdadeira lição de vida, mostrando como é possível manter um coração jovem - ou seja, manter vivos os sonhos - apesar de todas as desilusões que a vida traz ao longo dos anos. "O possível nós podemos conseguir; é preciso buscar o impossível", disse Evel Petrini.



As madres de la Plaza de Mayo são senhoras cujos filhos se engajaram politicamente durante a ditadura militar na Argentina e foram torturados e assassinados pelos partidários do governo. O movimento começou individualmente, com cada uma fazendo o possível para encontrar seus filhos desaparecidos.



Foi então que perceberam que, daquela maneira, a busca seria impossível - era preciso lutar em conjunto. Apesar de todas as dificuldades (muitas foram presas ou tiveram que abandonar suas casas), o apoio que recebiam umas das outras as fez jamais desistir. Pouco a pouco, puderam socializar a maternidade. "Não era que faltava um filho, faltavam todos os filhos", conta Mercedes Meroño, vice-presidente da Associação. A partir daí, segundo dizem, se tornaram revolucionárias.



Até hoje, 32 anos depois dos encontros e protestos na Plaza de Mayo, muitas mães ainda não encontraram seus filhos e continuam lutando pela democracia e pela justiça social.
Fotos de Mariana Hirsch

Um comentário:

  1. Muito maravilhoso esse encontro.Fiquei emocionada ao saber do feito dessa linda caravana. Essas mulheres são guerreiras, um exemplo de vida, coragem... Vocês estão surpreendendo a cada momento. Que Deus continue iluminando vocês. Beijos.

    Isabel Santos

    ResponderExcluir