sábado, 9 de janeiro de 2010

Nosso primeiro porto (mais que) seguro: Vitória da Conquista (BR 116)

Por Davi Solla

Após mais um pequeno trecho do longo trajeto total de 23.000 km no nosso querido “Inulatão”, às 22:20 já sentíamos o frio agradável característico das noites da primeira cidade em que teríamos o privilégio de dormir “em terra firme”: Vitória da Conquista-BA, conhecida por muitos como a “Suíça Baiana”. Apesar de constar no roteiro original, a incerteza de se dormiríamos mesmo em Vit. da Conquista, ou não, nos deixou desprevenidos quanto a reserva de pousada ou adjacências. Felizmente, um dos caravaneiros possuía primos que tinham uma casa em Vit. da Conquista e, como não se encontravam na cidade, poderiam nos emprestar a casa, tornando-se os primeiros anfitriões da INULAT – Caravana da Integração.




Havíamos encontrado nosso primeiro porto (mais que) seguro. Fica registrada a gratidão dos caravaneiros aos nossos anfitriões. Houve uma certa demora para encontrar a casa devido a dificuldades com o GPS e algumas ruas estreitas que dificultavam manobras com o ônibus, nos levando a refletir como o deslocamento em algumas cidades sul-americanas pode se tornar um verdadeiro problema logístico. Milagrosamente, a casa onde residem 4 jovens pôde adaptar-se para alojar os 21 atuais caravaneiros, graças à ocupação dos quartos, sala, cozinha, corredor e varanda. Vale pontuar a satisfação de tomar um bom banho quente após o dia na estrada e o “receio” pelo que nos espera nos próximos trechos de viagem, nos quais nem sempre teremos condições ideais para descanso, estudo, discussões, confraternizações e decisões quanto à jornada em si. Aqui, pudemos, saudosamente, contactar nossos familiares, companheiros(as) e amigos, seja através de telefone ou da internet.


São 02:35 e, como iremos “levantar acampamento” às 04:00-04:30, finalizamos este relato, mesmo que nem todos durmam. Foi apenas o 1º dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário