sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Começa a jornada

Idealizador da Caravana da Integração, Fabrizzio Cedraz foi também o primeiro a chegar ao campus de Ondina da UFBA nesta sexta-feira – às 2h30 da manhã.  Brincadeiras à parte, este foi o horário que Fabrizzio deixou o campus, depois de ter passado todo o dia organizando os últimos detalhes para a saída do projeto.



Às oito da manhã, já era grande a movimentação no portão principal do campus – estudantes selecionados, comissão organizadora, familiares, apoiadores e realizadores dividiam o espaço ao redor do ônibus.



Duas notícias deixaram pais e mães mais tranqüilos. A primeira foi que a Vivo se tornou apoiadora da Caravana, fornecendo chips e modems de tecnologia 3G para facilitar as comunicações e transmissão de dados durante todo o percurso. A segunda foi que o rastreador instalado no veículo poderá ser consultado a qualquer momento, através da internet, graças ao apoio da Rastec. Ambos apoiadores contribuem fornecendo soluções de segurança e encurtando as distâncias.







Antes da partida, o coordenador acadêmico da Caravana, Felippe Ramos e o pró-reitor de assistência estudantil, Álamo Pimentel, fizeram curtos pronunciamentos. O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho, abriu espaço para quem quisesse falar alguma coisa. Vários pais e mães de estudantes selecionados citaram o orgulho de ver seus filhos integrando a iniciativa. Depois, Naomar lembrou que havia feito o mesmo trajeto na década de 70, quando revoluções e golpes de estado se sucediam na América do Sul.







Primeira parada: Itatim-BA (BR 116, KM 527)
Às 15h30, a Caravana da Integração fez sua primeira parada: Itatim-BA. O local foi escolhido como parada para o almoço. Por se tratar de uma churrascaria, os vegetarianos tiveram que negociar com a cozinheira, que acabou preparando-lhes uma comida especial, tão gostosa que muitos começaram a cogitar tornar-se vegans.


Logo surge uma questão: nosso ônibus terá um apelido? Alguns sugeriram que fosse um nome fazendo referência à motocicleta usada por Che Guevara na sua viagem – algo como “El Poderoso”. Outras pessoas pensaram em "Inulatão"...

4 comentários:

  1. o almoço vegetariano improvisado deve ter sido melhor que o meu já planejado.
    nham nham nham!
    só duvido que tenha rolado tofu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns equipe do Inulat, em especial o idealizador do projeto, Fabrizzio, que durante mais de um ano deu sua vida por esse projeto. É muito bom sabermos que estudantes como vocês têm grande potencial na construção e uma universidade atuante e inovadora dentro da sociedade. Também é muito bom ver a concretização de um sonho e assim termos certeza que está nas mãos de cada um de nós a possibilidade de sermos verdadeiros sujeitos atuantes de nossa história. Que o exemplo de vocês seja seguido por outros estudantes, professores, governantes, empresários... enfim, anônimos e celebridades, no Brasil e por esse mundo afora...

    ResponderExcluir