terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A novela das rotinas das capitais. Episódio de hoje: Lima, Peru

por André Luís

A essa altura da viagem, podemos dizer que o grupo já se acostumou com a rotina nas capitais. A estadia nos hotéis, a alimentação programada, a correria para cumprimento da agenda e os passeios turísticos dividos por interesses. Por um determinado ponto de vista, pode-se dizer que a gente até se acomodou e a espera pela chegada nas capitais meio que ofusca a viagem de ônibus pelos interiores do país. É fácil perceber que o grupo perdeu um pouco o interesse na janela do Inulatão e está buscando outras formas de passar o tempo como leituras de livros, jogos eletrônicos ou até dormir por longas horas.


No dia seguinte à chegada, uma manhã livre para mais descanso. De tarde, uma visita a uma ruína dos Limas, povo indígena pré-inca. Uma espécie de pirâmide no meio da cidade, reformulada em parte pelos arqueólogos. Um ponto turístico interessante, mas polêmico, já que aproximadamente 20% da sua estrutura foi "reconstruída". Em seguida, fomos à embaixada brasileira, ouvir uma palestra sobre a história geral do Peru, tanto antiga como atual. Vale frisar a necessidade de ocasiões como estas, assim como tivemos na Bolívia, pois nos preparam para o país que estamos visitando e nos abrem o nossos olhos críticos para o que vamos experienciar.

No outro dia, tivemos uma reunião com a Odebrecth, na qual nos foram apresentadas as obras da empresa e um panaroma sobre o país em relação à construção civil. Um momento bem produtivo, especialmente para mostrar mais uma vez nosso trabalho ao patrocinador.


À noite alguns membros do grupo conseguiram sair para uma rua famosa de bares e curtir a noite. No outro dia, tivemos uma conversa com a reitoria da Universidade de São Marcos, a mais antiga do continente, uma visita ao Museu Nacional, que infelizmente estava em reforma, e o Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social. Há de se reconhecer que este último foi uma das instituições que mais se prepararam para a nossa visita. Haviam representantes de todos os setores e houve uma explicação bem representativa e ilustrativa do trabalho do ministério.


 

Naquela noite, tiramos um tempo para descansar e nos preparar para sair às 5h da manhã do dia seguinte. Seguimos em direção a Piura, que possui uma relevância para o projeto do BIO10. Vamos cruzar os dedos para ver se dá algo produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário