segunda-feira, 1 de março de 2010

Quito surpreendente

Em geral, todos os caravaneiros tinham muito poucas informações sobre o Equador. Talvez justamente por isso o país - e especialmente sua capital - tenha nos surpreendido tanto. Encontramos uma cidade bastante organizada, com uma rede de transporte semelhante à de Curitiba (trechos de via expressa para ônibus e paradas no mesmo estilo de "tubo" da capital paranaense), arborizada e com monumentos históricos bem conservados. Apesar de um pouco cara - tudo se paga em dólares, já que na prática não há uma moeda nacional - Quito é bastante hospitaleira, com uma população acolhedora e muito simpática aos brasileiros.
 
  
  
No primeiro dia de programação, fomos à Universidad Central del Ecuador, onde tivemos um encontro com o reitor, que elogiou a iniciativa da Caravana. Durante a tarde, conhecemos a Confederación de Nacionalidades Indígenas del Ecuador - CONAIE - e lá nos familiarizamos com as questões dos povos locais e suas críticas à conduta do governo de Rafael Correa.


E não é que quase encontramos com o presidente? No dia seguinte, fizemos uma visita ao Palacio del Gobierno e ficamos a poucos passos de onde trabalha Correa.



Depois, seguimos para a Embaixada Brasileira, onde fomos muito bem recebidos pela equipe local, que já vinha nos apoiando desde a nossa chegada. Ali, encontramos com a liderança da Corporación de Desarrollo Afro-Ecuatoriano (CODAE), cuja explanação sobre a situação dos afro-descentes no país foi riquíssima e abriu espaço para muitas inquietações, dúvidas e observações.

Mas um debate maior ainda estava por vir: conversamos com os membros da Alianza País - partido político da situação - até oito horas da noite! O encontro foi essencial para nossa compreensão da realidade equatoriana, da nova Constituição e das mudanças geradas após chegada de Rafael Correa ao poder. Fechamos com chave de ouro nossa estadia em Quito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário